quinta-feira, 9 de junho de 2011

Semana Medieval


A atividade “Semana Medieval”, levada a cabo nesta Escola, entre 23 e 27 de Maio, desenrolou-se numa articulação inter-disciplinas, organizada pelos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), com o tema comum das dinâmicas, práticas, usos e hábitos da época medieval.

Com um objectivo de interacção disciplinar e mobilização para um tema comum, cada um dos docentes preparou, para este evento (de acordo com a essência programática da sua disciplina), várias atividades e trabalhos a realizar e a apresentar.

ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA
No contexto desta disciplina, foram dinamizadas dinâmicas variadas, segundo as diferentes categorias de Actividades de Animação Desportiva, com cuidado particular para o uso de materiais não contundentes.
Estas dinâmicas foram proporcionadas aos alunos das turmas de AFD (T1, T2 e T3 a cargo do Professor Pedro Paiva; T4 e T5 a cargo do Professor João Cunha) nos tempos letivos respetivos.
As actividades foram abertas aos restantes alunos da escola, durante os tempos destinados às atividades com o Animador Fernando.

EXPRESSÃO DRAMÁTICA
No contexto desta actividade, foi preparada pelas turmas uma pequena dramatização de época. Esta será apresentada num “Teatro ao Ar Livre” (cujo recinto será preparado para o efeito), durante o tempo lectivo correspondente à aula de cada turma. Embora a dramatização seja muito simples, haverá espaço para assistência (ainda que restrita para evitar a ansiedade dos pequenos actores).

MÚSICA
Danças e cantigas medievais, mais do que expressões artísticas, eram elementos culturais e fortes componentes sociais da época. Assim, foi proposta a vivência de várias cantigas e danças dessa época, em atividades realizadas pelas turmas que têm aulas de Música/Expressão Musical: T1, T2, T4 e T5.

INGLÊS
Durante o decurso do evento, as turmas com aulas de Inglês (durante o horário regular das mesmas) realizaram pequenos trabalhos (fichas, desenhos e outros) e jogos sobre o vocabulário e os conceitos da época em foco. Foram elementos de apresentação os desenhos elaborados e/ou coloridos durante os períodos de aula.

Durante essa semana houve espaço para muitas animações, recriações, jogos e espírito festivo, sendo os intervalos momentos de evidente mobilização, por intermédio do Animador Fernando e com o auxílio do(s) Professor(es) das AEC’s.



1 comentário:

Sandra Pereira disse...

Bom trabalho!

A Sara 4ºA adorou este dia!

Parabéns a todos!