sexta-feira, 20 de junho de 2008

A INAUGURAÇÃO DO PAINEL

----
Na tarde do dia 19 de Junho, João Pedro Mésseder aceitou o convite e veio à Corujeira para inaugurar o painel de azulejos que foi colocado na parede lateral da escadaria do átrio de entrada. Foi um dia especial, vivido pela Escola e em particular pelos autores da obra e pelos seus "mestres"que, com a professora Luísa Amorim, estiveram também presentes.

Uma ideia, um projecto, uma obra

O projecto “Vamos construir um painel” surgiu após a exposição/divulgação dos trabalhos realizados sobre o livro “O Aquário”, na Escola da Corujeira. Na altura de recolher e arquivar os desenhos, dobragens e outros trabalhos realizados, os alunos do 1ºA manifestaram vontade em afixar “para sempre” os desenhos realizados.

“desenhei mesmo bem esta parte da história”
“são bonitos”
“eu gostei desta história”
“Ó professora, vamos guardar?” (…)

O desejo verbalizado pelos alunos e o conhecimento do trabalho de cerâmica realizado na ex- Escola Secundária do Cerco, permitiram, à professora, lançar aos alunos o desafio de construírem um painel em azulejos. A ideia foi acolhida com muitos risos, perguntas, vontade em começar e algum medo à mistura. Uma das alunas não se cansava de falar dos azulejos bonitos que a mãe e o tio fizeram enquanto estudantes da referida Escola.
A ideia geradora de acção acontecera. A motivação para o trabalho era grande. Portanto, procedeu-se de imediato ao contacto com a professora Luísa Amorim, que abraçou desde logo o projecto, partindo-se então para a planificação do mesmo. Escolheu-se o tema “O mar”, definiram-se os objectivos, seleccionaram-se os materiais e calendarizou-se as aulas práticas de cerâmica e pintura dos azulejos. O desenvolvimento desta acção conjunta passou, então, a realizar-se em dois espaços físicos distintos: a sala de aula da Corujeira e a sala da cerâmica da ex-Secundária. Foi neste último espaço que, sob a orientação da respectiva professora e dos alunos da turma 2 do Curso de Educação e Formação, na área de Pintor, Decorador, Cerâmico, se deu “corpo” à ideia.
No desenvolvimento de um projecto, manter um nível óptimo de motivação é fundamental ao desempenho do grupo e, necessariamente, ao sucesso da tarefa, exigindo por parte do professor uma atenção/acção constantes. No caso concreto, este aspecto foi muito conseguido pela forma simpática, como os alunos mais novos foram recebidos pelos mais velhos e pela compreensão que estes demonstraram perante a inexperiência dos mais pequenos. Com paciência, os mais velhos ensinaram a fazer os modelos em barro, as texturas, ajudavam e explicavam as técnicas de pintura…; respeitaram sempre a criatividade de cada um e responderam com carinho a todas as perguntas sobre o nome dos materiais, dos passos que se iam dando…e, no final da aula, acompanhavam-nos até ao portão de saída e despediam-se com ternura.
As manhãs de quintas feira passaram a ser muito desejadas, principalmente, pelos mais novos, que estavam sempre ansiosos para irem trabalhar no painel do mar e aprender com “os amigos do Cerco”, como diziam.
Neste clima de afectividade, “mestres” e aprendizes, lado a lado, empenharam-se, deram largas à imaginação e, azulejo a azulejo, a obra nasceu.

Rosa Ana Correia - Prof. da turma 1º A



domingo, 8 de junho de 2008

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Comemorámos esse dia com muito entusiasmo. Começámos por trabalhar os Direitos da Criança construindo cartazes. A meio da tarde, participámos em vários jogos tradicionais, pintámos painéis gigantes e construímos puzzles.